Joel Goldsmith – Cura Espiritual – II

Joel Goldsmith - Cura Espiritual - II

 

Joel Goldsmith – Cura Espiritual – II

A cura espiritual é a compreensão do que existe

Toda cura espiritual é uma prova de que o pecado, a doença e a morte não têm poder. Desse modo, não é preciso poder para vencê-los. Quando falamos de Deus como o único Poder, não pensamos nisso como um Poder que você usa. Pense nEle como o Poder que criou o universo, que o mantém e o sustenta e deixe-o fazer isso, enquanto comunga com Ele interiormente.

É quase como se você estivesse sentado silenciosamente conversando com sua mãe. Você não tem necessidade de qualquer poder. Deus é o único poder e Ele criou este universo pelo poder do eu. Deus o mantém e o sustenta. Você não precisa de qualquer poder. Você precisa ser capaz de comungar com seu eu interior e estar em paz com Ele. Então, você descobrirá que Deus está mantendo e sustentando Sua própria criação sem qualquer auxílio seu ou meu.

A cura espiritual é a compreensão do que existe. Pela visão de seu olho e pela audição de seu ouvido, nada disto jamais poder ser verdadeiro, porque com seus olhos e com seus ouvidos você verá e ouvirá muitas dificuldades no mundo. Só pelo discernimento espiritual você verá o governo de Deus, aquilo que o Mestre chamou de ver e ouvir.

Joel S. Goldsmith – “O Despertar da Consciência Mística” – Ed. Pensamento

Há um sentido falso ou limitado da mente, a que chamamos de mente humana ou consciência humana. Não é na verdade a mente ou a consciência, mas um sentido limitado de uma Consciência infinita

Para realizar uma cura espiritual, você precisa ter o discernimento interior que vê eu como a vida do ser individual e então sabe que eu não tem idade. Este eu era o mesmo quando eu nasci e será o mesmo quando eu morrer. Juventude ou velhice, o eu é sempre o mesmo. Você tem que observar esse eu como ser individual: eu sou você, você é eu. Nós somos um só em Jesus Cristo, o que quer dizer que somos únicos na filiação espiritual. Há apenas um só de nós e eu sou esse um só. “Antes que Abraão existisse eu sou” (João 8:58). Você não pode descobrir isso com sua visão física ou com sua audição física. Isso é uma questão de discernimento interior e a consciência da cura mística.

Joel S. Goldsmith – “O Despertar da Consciência Mística” – Ed. Pensamento

… você não tem uma mente humana própria, nem uma consciência humana. A mente humana ou o estado humano de consciência é um sentido universal de separação de Deus. Realmente, há apenas uma mente, o instrumento de Deus. Mas há um sentido falso ou limitado dessa mente, a que chamamos de mente humana ou consciência humana. Não é na verdade a mente ou a consciência, mas um sentido limitado de uma Consciência infinita. Através desse sentido limitado, você olha para o corpo e vê as mudanças que esse sentido limitado retrata.

Joel S. Goldsmith – “As Palavras do Mestre” – Ed. Pensamento

Há um mundo real e um mundo irreal?

Suponhamos, por exemplo, que você vê um diamante e, ao olhá-lo, você o toma por uma imitação. No entanto, durante todo o tempo ele é um diamante. Onde está a imitação? Em nenhum lugar; não há nenhuma imitação. O que você está chamando de imitação representa um conceito finito ou falso de um diamante perfeito. Você aceita o seu conceito da imitação como verdade, até que um avaliador de diamante avalia a pedra e confirma que é um diamante. O que acontece com a sua imitação? Nunca houve uma imitação; a pedra existe agora e sempre existiu um diamante. Sua imitação desapareceu. Mas, de onde ela desapareceu, já que nunca teve qualquer existência? Não havia realmente nada para desaparecer, já que nunca houve uma imitação; a única existência da imitação foi como uma crença ou um sentido falso.

Da mesma maneira, dizem-nos que tudo sobre a experiência mortal – tudo o que vemos, ouvimos, experimentamos, tocamos e cheiramos – é ilusão ou um conceito falso. Isto significa que há um mundo real e um mundo irreal? Não. Significa que este mundo é o mundo que foi intuído por João, mas como João tinha se elevado acima do conceito finito, ele não o viu mais através da percepção errônea, que tomaria uma imitação por um diamante.

Joel S. Goldsmith – “As Palavras do Mestre” – Ed. Pensamento

O poder espiritual é a percepção de Deus onipresente como ser individual

… como você estava vendo o diamante como uma imitação, você vê este cenário universal de homem mortal, aquele “homem cujo fôlego está no seu nariz”, e que, de acordo com Isaías, “em que se deve ele estimar” (Isaías 2:22). Sua primeira reação é tentar curar esse homem. No momento em que você procura fazer isso, é como se você quisesse dizer: “Eu gostaria de transformar esta imitação em um diamante”. Mas você não pode fazer isso, porque não há nenhuma imitação. O diamante já é um diamante. A cura acontece quando você mesmo reconhece que o paciente não está lá fora como um indivíduo a ser curado. O paciente é um conceito falso na crença universal. No minuto em que você descobre essa verdade, seu paciente está curado. Basicamente, seu paciente está curado através do conhecimento desta verdade.

Entre muitos metafísicos persiste a crença de que você deve curar algo ou alguém, deve mudá-lo, reformá-lo ou corrigi-lo. A única cura, reforma ou correção que deve ser feita é aquela que é feita no pensamento do observador. Isto quer dizer: no seu pensamento e no meu pensamento.

A cura espiritual não é usar o poder de Deus para se livrar do pecado ou da doença. O poder espiritual é a percepção de Deus onipresente como ser individual.

O ponto de vista do “Caminho Infinito” é que não saiamos para o mundo tentando corrigi-lo ou melhorá-lo. Não devemos ter qualquer medo do mundo ou por ele, ou qualquer sensação de que o mundo precise se salvar ou reformar, já que tudo isso está relacionado com o conceito universal de mundo.

Joel S. Goldsmith – “As Palavras do Mestre” – Ed. Pensamento

A consciência do indivíduo é a lei que determina o estado em que ele se encontra externamente

“Entra em acordo sem demora com o teu adversário” (Mateus 5:25)… No instante em que combates ou atacas qualquer erro como algo que precise ser removido, tu o estás ajudando a afirmar-se, e então ninguém sabe quanto tempo a cura levará. As curas instantâneas se realizam quando o curador está cônscio ou convicto de que não existe poder ou presença na suposta manifestação do erro.

A cura resulta do reconhecimento de que a consciência individual é Deus, ou que Deus é a consciência do indivíduo. A consciência do indivíduo é a lei que determina o estado em que ele se encontra externamente. Em linguagem bíblica: “maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (I João 4:4).

Joel S. Goldsmith – “Setas no Caminho do Infinito” – Ed. Alvorada

Palestra de Joel Goldsmith dublada em português

 

 

 

Joel Goldsmith – Cura Espiritual – II, Joel Goldsmith – Cura Espiritual – II